Monday, 23 June 2014

Novas tecnologias de controle ajudam a economizar até 10% de energia




Além de tecnologias de operação com menor consumo e sistemas de recuperação de energia, é possível também aumentar a eficiência energética em sistemas de ar comprimido através de controladores centrais. O conceito oferece aos usuários um ponto de controle único para toda a rede de ar comprimido, capturando e processando informações provenientes de compressores, secadores e outros equipamentos. Como resultado, é possível obter: Melhoria da eficiência do sistema de ar comprimido por completo Redução do custo do ciclo de vida ao mínimo possível Monitoração completa e eficiente do funcionamento do sistema de ar comprimido Adequação às mais rígidas legislações ambientais Equipamentos como o recém lançado ES-16, da Atlas Copco, por exemplo, podem ser ligados a até 16 compressores, atingindo economias médias de até 10% no consumo de energia.

O controlador central regula a pressão do ar comprimido nas diferentes máquinas da rede e otimiza seus pontos de operação. O controle da pressão do sistema é feito dentro de uma faixa pré-definida e limitada para otimizar a eficiência energética. Além disso, ele mantém a pressão no nível mais baixo possível, a fim de obter economias adicionais de energia. Por exemplo: a redução da pressão em um bar reduz o consumo de energia em 7%, e as fugas de ar em 13%. Abrangente, o controle de sequência flexível assegura que as máquinas instaladas sejam capazes de trabalhar em conjunto. O conceito garante que as horas de funcionamento do sistema serão iguais em todas as máquinas do mesmo grupo. Os controladores de última geração, como o ES 16 da Atlas Copco, podem ser utilizados em redes com compressores de tamanhos diferentes e com diferentes tecnologias.

Nestes casos, o controlador fará o uso prioritário das máquinas mais econômicas sobre versões mais antigas, menos eficazes. Quando houverem equipamentos do tipo VSD (Variable Speed Drive ou acionamento de velocidade variável) – leia mais no post 13, e/ou compressores centrífugos trabalhando em conjunto, o controlador atuará para que os compressores operem em suas zonas de desempenho mais eficientes. Também é possível realizar programações, como por exemplo o desligamento dos equipamentos, evitando custos durante o horário não comercial. O uso de um controlador central de última geração, traz benefícios além da eficiência energética, reduzindo o custo de manutenção e aumentando da vida útil dos equipamentos. Isto se deve aos seguintes fatores: A otimização e estabilização da pressão reduz os problemas de funcionamento nos compressores.

O uso de equipamentos novos sobre os mais antigos reduz o tempo de inatividade. A equalização de carga de trabalho evita sobrecargas individuais em determinadas máquinas. Deste modo, os serviços de manutenção podem ser realizados a intervalos maiores e de modo mais planejado. O ES 16 (Energy Saver) da Atlas Copco está disponível em 3 versões: ES 16 Sequenciador avançado: com controle de sequência para Compressores Carga/Alivio, VSD e Secadores. ES 16 VSD: para otimização de Compressores VSD. ES 16 Turbo: para otimização de compressores turbo. Como opção, o Atlas Copco ES 16 possui acessórios para controles adicionais, como bombas, válvulas e outros. Permite até seis entradas analógicas que podem ser utilizadas para monitoramento de medidores de vazão, ponto de orvalho, etc... Para indústrias interessadas em implantar um controlador como o ES 16 da Atlas Copco, a boa notícia é que sua instalação é simples e requer pouco investimento.

Isto porque é feita através de um sistema de comunicação padronizado simples e confiável, denominado CAN (Controller Area Network) que é amplamente utilizado na indústria. Este tipo de rede permite também contratar serviços de monitoramento remoto, onde a informação é enviada através de uma conexão de internet para a central de monitoramento, onde os dados serão armazenados permitindo gerar os mais variados tipos de relatórios gerenciais. Henrique Triboni, Gerente de Negócios Oil Free da Atlas Copco, comentou sobre a economia de energia e benefícios do novo controlador ES 16. "Os clientes querem reduzir continuamente os custos de produção sem comprometer a disponibilidade de ar comprimido. Além disso, a consciência ambiental convida as instalações industriais a reduzir as emissões de CO², diminuindo o consumo de energia. Mesmo as máquinas mais eficientes podem incrementar sua performance com a gestão dos controladores centrais da Atlas Copco."

© 2016 - Cenarcom - Todos os direitos reservados | Developed by Lumos