Monday, 23 June 2014

Novas tecnologias de controle ajudam a economizar até 10% de energia com compressores


Além de tecnologias de operação com menor consumo e sistemas de recuperação de energia, é possível também aumentar a eficiência energética em sistemas de ar comprimido através de controladores centrais.

O conceito oferece aos usuários um ponto de controle único para toda a rede de ar comprimido, capturando e processando informações provenientes de compressores, secadores e outros equipamentos. Como resultado, é possível obter: Melhoria da eficiência do sistema de ar comprimido por completo Redução do custo do ciclo de vida ao mínimo possível Monitoração completa e eficiente do funcionamento do sistema de ar comprimido Adequação às mais rígidas legislações ambientais Equipamentos como o recém lançado ES-16, da Atlas Copco, por exemplo, podem ser ligados a até 16 compressores, atingindo economias médias de até 10% no consumo de energia.

O controlador central regula a pressão do ar comprimido nas diferentes máquinas da rede e otimiza seus pontos de operação. O controle da pressão do sistema é feito dentro de uma faixa pré-definida e limitada para otimizar a eficiência energética. Além disso, ele mantém a pressão no nível mais baixo possível, a fim de obter economias adicionais de energia. Por exemplo: a redução da pressão em um bar reduz o consumo de energia em 7%, e as fugas de ar em 13%. Abrangente, o controle de sequência flexível assegura que as máquinas instaladas sejam capazes de trabalhar em conjunto. O conceito garante que as horas de funcionamento do sistema serão iguais em todas as máquinas do mesmo grupo. Os controladores de última geração, como o ES 16 da Atlas Copco, podem ser utilizados em redes com compressores de tamanhos diferentes e com diferentes tecnologias.

Nestes casos, o controlador fará o uso prioritário das máquinas mais econômicas sobre versões mais antigas, menos eficazes. Quando houverem equipamentos do tipo VSD (Variable Speed Drive ou acionamento de velocidade variável) – leia mais no post 13, e/ou compressores centrífugos trabalhando em conjunto, o controlador atuará para que os compressores operem em suas zonas de desempenho mais eficientes. Também é possível realizar programações, como por exemplo o desligamento dos equipamentos, evitando custos durante o horário não comercial. O uso de um controlador central de última geração, traz benefícios além da eficiência energética, reduzindo o custo de manutenção e aumentando da vida útil dos equipamentos. Isto se deve aos seguintes fatores: A otimização e estabilização da pressão reduz os problemas de funcionamento nos compressores.

O uso de equipamentos novos sobre os mais antigos reduz o tempo de inatividade. A equalização de carga de trabalho evita sobrecargas individuais em determinadas máquinas. Deste modo, os serviços de manutenção podem ser realizados a intervalos maiores e de modo mais planejado. O ES 16 (Energy Saver) da Atlas Copco está disponível em 3 versões: ES 16 Sequenciador avançado: com controle de sequência para Compressores Carga/Alivio, VSD e Secadores. ES 16 VSD: para otimização de Compressores VSD. ES 16 Turbo: para otimização de compressores turbo. Como opção, o Atlas Copco ES 16 possui acessórios para controles adicionais, como bombas, válvulas e outros. Permite até seis entradas analógicas que podem ser utilizadas para monitoramento de medidores de vazão, ponto de orvalho, etc... Para indústrias interessadas em implantar um controlador como o ES 16 da Atlas Copco, a boa notícia é que sua instalação é simples e requer pouco investimento.

Isto porque é feita através de um sistema de comunicação padronizado simples e confiável, denominado CAN (Controller Area Network) que é amplamente utilizado na indústria. Este tipo de rede permite também contratar serviços de monitoramento remoto, onde a informação é enviada através de uma conexão de internet para a central de monitoramento, onde os dados serão armazenados permitindo gerar os mais variados tipos de relatórios gerenciais. Henrique Triboni, Gerente de Negócios Oil Free da Atlas Copco, comentou sobre a economia de energia e benefícios do novo controlador ES 16. "Os clientes querem reduzir continuamente os custos de produção sem comprometer a disponibilidade de ar comprimido. Além disso, a consciência ambiental convida as instalações industriais a reduzir as emissões de CO², diminuindo o consumo de energia. Mesmo as máquinas mais eficientes podem incrementar sua performance com a gestão dos controladores centrais da Atlas Copco."

Atlas Copco lança uma linha completa de geradores de nitrogênio e de oxigênio


A Atlas Copco apresenta 3 linhas de geradores de nitrogênio e de oxigênio para geração de gás no local. Com esses inovadores geradores de gás, as empresas podem expandir suas instalações de ar comprimido existentes para gerar seu próprio nitrogênio e oxigênio. Um suprimento independente de gás no local pode gerar economias significativas de escala, bem como economizar em custos operacionais. A nova linha de geradores de gás no local da Atlas Copco foi projetada para atender os mais altos padrões de pureza e para operar de forma econômica, seja para grandes ou para pequenas aplicações.

A geração de gás no local é mais sustentável e econômica do que gases entregues em cilindros ou fornecimentos líquidos a granel, pois elimina os custos operacionais e administrativos de solicitação, transporte, armazenamento e entrega de garrafas ou líquidos a granel para tanques criogênicos. com um suprimento independente de nitrogênio e de oxigênio, a demanda de gás das empresas é sempre atendida a tempo, por um custo menor.

Koen Lauwers, Vice-presidente de Marketing da divisão Industrial Air da Atlas Copco, comenta: “Com essas novas linhas de geradores de gás, nossos clientes aumentarão drasticamente sua produtividade. Nós os ajudamos a descobrir economias em potencial inexploradas pela economia de escala: combinando seus sistemas de ar comprimido com a produção de nitrogênio e/ou oxigênio, atendendo a suas necessidades específicas.”

Geradores de nitrogênio por membrana para geração de gás fácil e econômica

O gerador de nitrogênio por membrana (o NGM) da Atlas Copco é, graças a sua alta eficiência e confiabilidade, ideal para aplicações como prevenção de incêndios, enchimento de pneus, limpeza de tanques e tubulações e muitas outras aplicações de petróleo, gás, mineração e marinhas.

O NGM usa separação de ar por membrana para produzir nitrogênio. Um feixe de fibras de polímero age como uma membrana que permite a passagem do nitrogênio e faz com que outros gases (como oxigênio, vapor de água e dióxido de carbono) fiquem impregnados.

O ar comprimido entra pela admissão e nitrogênio enriquecido sai pela outra extremidade do gerador de nitrogênio. A tecnologia de membrana gera nitrogênio com uma pureza ajustável e com fluxos de até 500 m³/h.

Geradores de nitrogênio PSA para maior pureza

Para as aplicações que demandam altas purezas de nitrogênio (até 99,999%), o gerador de nitrogênio (NGP) com tecnologia PSA é a solução recomendada. Baseados na tecnologia PSA (Pressure Swing Adsorption), peneiras moleculares de carbono absorvem as moléculas de oxigênio do ar comprimido.

O gerador de nitrogênio tem duas torres conectadas que trabalham juntas para produzir um fluxo praticamente contínuo de gás nitrogênio. O resultado: níveis de pureza do nitrogênio de até 99,999% para fluxos de até 1.100 Nm³/h. Aplicações típicas do NGP são embalagens, modelagem plástica, metalurgia, analisadores de purga, eletrônicos, armazenamento de frutas e alimentos e bebidas.

Geradores de oxigênio PSA para oxigênio no local confiável

O oxigênio é vital no universo médico, no tratamento de águas residuais, na piscicultura e na produção de ozônio. O gerador de oxigênio OGPtambém usa a tecnologia PSA, com grânulos de zeólito que agem como um absorvente. O resultado é oxigênio com pureza ajustável entre 90% e 95%, a fluxos de até 200 Nm³/h. Nitrogênio e oxigênio no local como parte de uma solução total

A Atlas Copco agora oferece geradores de gás no local que podem ser combinados diretamente com uma instalação de ar comprimido existente. Com um suprimento independente de nitrogênio e de oxigênio, as empresas podem começar a economizar em custos operacionais e administrativos da entrega de gases a granel e em cilindros. Essas 3 linhas de geradores de nitrogênio e de oxigênio oferecem exatamente os fluxos e as purezas que as diferentes aplicações industriais precisam. Com isso, a Atlas Copco se tornou um ponto único de compra para ar comprimido, gás e serviços.

Ceará Autos terá nova loja com produtos Cenarcom - Atlas Copco


A Ceará Autos (www.cearaautos.com), empresa possuidora dos dois mais completos centros automotivos do Ceará e com experiência de mais de 30 anos no segmento de reparação automotiva vai inaugurar no início de novembro deste ano outra loja: será a Ceará Autos Express.

A unidade vai fazer serviços rápidos e ficará localizada na Avenida Aguanambi, em frente ao Extra. Com a abertura da nova loja serão três unidades Ceará Autos em Fortaleza, que já utilizam a tecnologia Atlas Copco com compressores em suas duas primeiras lojas e na terceira além dos compressores utilizará a rede de ar em Alumínio – Airnet (foto) o que proporcionará um maior ganho em produtividade relacionado ao transporte do ar.

Cenarcom apresenta na Expo Pavimentação a nova torre de iluminação


Nossos equipamentos atendem as novas demandas de mercado e as exigências ambientais quanto a não contaminação do solo por líquidos, visto que o chassi das novas torres de iluminação e geradores de energia são 100% vedados, dispensando o uso de bandejas de contenção de líquidos. Já a nova linha de pavimentação da Atlas Copco fez sucesso pela robustez e performance principalmente as placas reversíveis e soquetes de compactação.

Shefa: Tecnologia de ponta em ar comprimido é o segredo da Longa Vida


No mercado desde 1976, a Shefa é uma empresa do ramo alimentício cujos principais produtos são leites longa vida – integral, desnatado e semidesnatado –, sucos de fruta prontos para beber, sucos concentrados, bebidas à base de frutas e de soja, além de achocolatados e creme de leite. O principal mercado consumidor dos produtos Shefa é a região de Campinas e a Grande São Paulo.

Linha de produção do leite integral Shefa

A parceria da Shefa com a Atlas Copco teve início em 1996, quando os compressores a pistão que eram utilizados foram substituídos por um compressor Atlas Copco GA45 – que está em funcionamento até hoje, com aproximadamente 83 mil horas de uso. Desde então, a Shefa implementou muitos outros avanços em suas instalações de ar comprimido, em especial o uso de compressores Classe Zero, totalmente isentos de óleo.

Segundo o coordenador de manutenção, Miguel do Espírito Santo Filho, o primeiro contato com a Atlas Copco aconteceu em função da necessidade de aprimoramento da qualidade e produtividade – “havia muita variação de pressão na linha, o que comprometia a produção” – diz. “Optamos por utilizar os compressores Atlas Copco pelo know-how da marca, que está no mercado mundial há muitos anos, além da confiabilidade no equipamento e nas tecnologias desenvolvidas pela empresa, que geram economia de energia, ar de qualidade superior, estabilidade na pressão da linha e tranquilidade em saber que nossos produtos estão livres de contaminação com a utilização dos compressores Atlas Copco ZT isentos de óleo” – conta Miguel.

Linha de produção do leite integral Shefa

Hoje, a Shefa trabalha com três compressores Atlas Copco ZT18 FF (25 hp) com secador de ar integrado, com previsão para a instalação de mais outro em breve. Eles são utilizados para o processamento das bebidas e foram escolhidos em função de possuírem a certificação ISO 8573-1 (2001) Classe Zero. Esta é a única certificação que garante um ar 100% isento de óleo. Isto porque, para obtê-la, são realizados ensaios reais onde são medidas as três possíveis formas de contaminação por óleo: aerossol, vapor e líquidos.

Outras soluções Atlas Copco : Sala de Compressores

Além dos compressores Atlas Copco Classe Zero, fazem parte das instalações outros dois compressores Atlas Copco GA45 (60 hp), um GA75 (100 hp) e um GA90 (125 hp). Todos com a finalidade de produzir o ar utilizado em processos que não interagem diretamente com o alimento, tais como instrumentação, a movimentação de cilindros e válvulas solenóides. A fábrica da Shefa também possui soluções da Atlas Copco para secagem e filtragem do ar comprimido.

ACom uma produção média de um milhão de litros de leite por dia e cerca de 200 a 300 mil litros de outras bebidas, a fábrica está sendo ampliada para praticamente dobrar a produção.
© 2016 - Cenarcom - Todos os direitos reservados | Developed by Lumos